Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Historiografia das Ciências

Ano Lectivo 2011-2012

 



 

 

Coordenação: Ana Simões

Participação: Samuel Gessner e Pedro Raposo

 

Contactos:

Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, C4, Piso 3,

Gabinete 4.3.15,

Tel: 217500817, ext 24315

e-mail: aisimoes@fc.ul.pt

 

Site da SAHFC: http://hfc.fc.ul.pt

 

Site do CIUHCT (Centro interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia):

site novo: http://www.ciuhct.com/

site velho: http://chcul.fc.ul.pt

 

Página Pessoal: http://cosmo.fc.ul.pt/~asimoes

Moodle

 

Aulas

Terças-Feiras, 16h-19h, sala 8.1.67

 


Objectivos:
 

 


 

Programa:

 

1. A História das Ciências como disciplina histórica

A actividade científica considerada historicamente; a história das ciências como uma especialidade da história; relação entre a ciência e a sua história; génese e desenvolvimento da história das ciências; os objectivos da disciplina.

 

As relações da história das ciências com a filosofia das ciências e a sociologia das ciências. Os Science Technology Society Studies.

 

 

 

2.  O métier do historiador das ciências

As ferramentas do historiador da ciência; Aspectos metodológicos: anacronismo; periodização.

 

Fontes e materiais primários e secundários; fontes públicas e privadas; instrumentos e cultura material.

Recursos bibliográficos e outros instrumentos de investigação. História das ciências na Internet.

 

Objectividade histórica, causalidade e correlações.

 

As perguntas dos historiadores.

 

As histórias de ciência de cientistas. Biografias e prosopografias. História Institucional. Estudos cienciométricos.

 

Episódios no desenvolvimento das ciências e temas discutidos em história das ciências.

 

3. A História da História das Ciências

O passado da história das ciências. Georges Sarton e Pierre Duhem.

 

Historicismo, a primeira sociologia e emergência do debate internalismo-externalismo: Robert Merton e Alexander Koyré.

 

Continuismo versus descontinuismo. Thomas S. Kuhn na interface da história, sociologia e filosofia das ciências.

 

Construtivismo social. A nova história social e cultural da ciência: prática científica e comunidade científica. Contingência.

 

4. O estado actual da História das Ciências

A organização institucional da disciplina hoje: departamentos, sociedades e academias, periódicos.

 

Os seus profissionais: formação, carreiras, avaliação.

 

Debates actuais; A história da ciência e o discurso político; A história da ciência e a educação em ciências; a história da ciência e a promoção de uma cultura científica.

 

Como escrever um artigo em História das Ciências: estrutura, forma, referências bibliográficas.

 

5. Dois casos. Historiografia da Revolução Científica e Historiografia das Ciências na Periferia Europeia

A Revolução científica como entidade historiográfica. A construção de uma mitologia científica. A noção de retórica científica.

 

Historiografia das ciências na periferia europeia: a questão centro-periferia na historiografia das ciências; transmissão versus apropriação. Apropriação das ciências na Periferia Europeia: circulação; comunicação; popularização; a periferia europeia enquanto perspectiva.

 

Calendarização:

 

1ª aula – 11 Outubro

Apresentação do Mestrado e da Disciplina. Organização e trabalhos.

 

Artigo a discutir: Y. Gingras, “The search for autonomy in history of science”

 

2ª aula – 18 Outubro

Obras de Referência, Recursos bibliográficos e Internet.

O estado actual da HC: temas, problemas e organização.

 

Artigo a discutir: S.G. Brush, “Suggestions for the study of science”

FOCUS ISIS Valor da História das Ciências, Junho 2008

 

3ª aula – 25 Outubro

O passado da história das ciências: dos primórdios à importância do positivismo. P. Tannery, P. Duhem, G. Sarton.

Artigo a discutir: Arnold Thackray, Robert K. Merton, "On Discipline Building: The Paradoxes of George Sarton", Isis, 63 (1972), 472-495.

FOCUS ISIS Relembrando G. Sarton, Março 2009

 

4ª aula – 8 Novembro

O métier do historiador das ciências: fontes e documentos. Causas, correlações e coexistências. O papel do historiador e as suas questões.

 

Artigo a discutir: P. Findlen, “The two cultures of scholarship?” ou “Construção do passado e os historiadores das ciências” Capítulo 4 de Kostas Gavroglu, O Passado das ciências como história (Porto Editora, 2004, pp. 149-169.

 

5ª aula – 15 Novembro

Regresso ao passado da história das ciências: interpretações da revolução científica e as abordagens sociológicas de R. Merton, Zilsel, Hessen e Bernal. História das ciências como história das ideias: o legado de A. Koyré.

 

Artigo a discutir: Agusti Nieto-Galan, “Antonio Gramsci revisited: historians of science, intellectuals and the struggle for hegemony”

 

6ª aula – 21 ou 22 Novembro

Fernand Braudel e os tempos da história. Aplicação das suas ideias na história das ciências.

 

Artigo a discutir: F. Holmes, “The longue durée in the history of science,” Hist. and Phil. Life Sciences, 25 (2003), 463-470.

 

 

7ª aula – 29 Novembro

Thomas Kuhn, historiador e filósofo da ciência. História, Filosofia e Sociologia das ciências.

 

Artigo a discutir:

T.S. Kuhn, “As relações entre a história e a história da ciência” ou um dos capítulos do livro recentemente editado Thomas S. Kuhn. O percurso desde a Estrutura; ou John Pickstone, “Past and present knowledges in the practice of the history of science,” History of Science, 33 (1995), 203–224.

 

8ª aula –  6 Dezembro

As relações entre a História das Ciências e a Filosofia das Ciências.

 

Artigo a discutir: P. Galison, “Ten Problems in the History and Philosophy of Science”

FOCUS ISIS “Changing directions in History and Philosophy of Science”, Março 2008

 

9ª aula – 13 Dezembro

História social e cultural das ciências.

 

Artigo a discutir: Jan Golinski, “The theory of practice and the practice of theory: Sociological approaches in the history of science,” ISIS, 81 (1990), 492-505 

 

10ª aula – 20 Dezembro

As relações entre a História das Ciências e a História da Tecnologia.

 

Artigo a discutir: D. Edgerton, “Creole technologies and global histories.”

 

11ª aula – 9 Janeiro

Teoria Actor-Rede

Artigo a discutir: Simon Schaffer, ''The eighteenth Brumaire of Bruno Latour”,  Studies in history and philosophy of science, 22 (1)  (1991), 175-192

 

12ª aula – 16 Janeiro

Circulação, produção e apropriação do conhecimento

Artigo a discutir: Juan Pimentel, “Across Nations and Ages.
The Creole Collector and the Many Lives of the Megatherium”, in Simon Schaffer, Lissa Roberts, Kapil Raj, James Delbourgo (eds.), The Brokered World: Go-Betweens and Global Intelligence, 1770-1820 (Science History Publications, 2009), pp. 321-353

 

13ª aula – 23 Janeiro

As relações entre a História das Ciências e os STS Studies. Os usos da História das Ciências

 

Artigo a discutir: John Pickstone, “Technoscience and public understandings: the British case c.2000” in Ways of Knowing. A new history of science, technology and medicine (University of Chciago Press, 2000), pp.189-226.

 

Aula extra – Data a marcar

Preparação dos trabalhos: Como escrever um artigo em História das Ciências. Referências bibliográficas.

 

 

 

Bibliografia obrigatória:

Helge Kragh, Introdução à Historiografia da Ciência (Porto: Porto Editora, 2003). 

Uma introdução a questões historiográficas aplicadas à história das ciências, desenvolvendo-se de acordo com os seguintes temas: “aspectos do desenvolvimento da história da ciência”, “história da ciência”, “objectivos e justificação”, “elementos da teoria da história”, “objectividade em história”, “explicações”, “história hipotética”, “estrutura e organização”, “história da ciência anacrónica e diacrónica”, “ideologia e mitos na história da ciência”, “fontes”, “avaliação de material contido em fontes”, “histórias da autoria de cientistas”, “história da ciência experimental”, “biografias”, “prosopografias”, e “historiografia cientométrica”.

Kostas Gavroglu, O Passado das Ciências como História (Porto: Porto Editora, 2007).

 

 

Bibliografia recomendada:

 

Mario Biagioli, ed., The Science Studies Reader (London: Routledge, 1990).

James Conant, John Haugeland, eds., The Road Since Structure. Philosophical Essays, 1970-1993, with an Autobiographical Interview.  (Chicago: The University of Chicago Press, 2000). Traduzido para português pela Porto Editora

 

Richard Evans, Em defesa da história (Lisboa: Temas e Debates, 2000)

 

Arne Hessenbruch, ed. Reader's Guide to the History of Science. (Chicago: Fitzroy Dearbor Publishers, 2000).

 

Uma obra recente com cerca de 500 entradas para conceitos, temas, cientistas e instituições que tenham sido alvo de investigação no contexto da história da ciência, organizadas em torno de uma crítica breve aos livros ou artigos fundamentais escritos sobre o assunto em questão.

 

Jan Golinski, Making Natural Knowledge. Constructivism and the History of Science. (Cambridge, Cambridge University Press, 1998).

 

Uma reflexão sobre o impacto que contribuições recentes no domínio da  história das ciências tiveram numa nova maneira de olhar a ciência. A contrastar com o livro de Kragh, também sobre historiografia das ciências, publicado uma década antes.

 

Kostas Gavroglu, Manolis Patiniotis, Faidra Papanelopoulou, Ana Simões, Ana Carneiro, Maria Paula Diogo, Jose Ramon Bertomeu-Sánchez, Antonio Garcia Belmar, Agusti Nieto-Galan, “Science and technology in the European periphery. Some historiographical reflections”, History of Science 46 (2008), 153-175.

 

Kostas Gavroglu, Jürgen Renn (eds.), Positioning the History of Science (Dordrecht: Springer, 2007).

 

Georg G. Iggers, Historiography in the Twentieth Century. From scientific objectivity to the Postmodern Challenge (Hannover e Londres: University Press of New England, 1997).

 

Thomas S. Kuhn, A Estrutura das Revoluções Científicas (São Paulo: Perspectiva, 1990). [The Structure of Scientific Revolutions].

 

R.C. Olby, G.N. Cantor, J.R.R. Christie, M.J.S. Hodge, eds., Companion to the History of Modern Science (New York: Routledge, 1990).

 

Uma obra de referência, de consulta imprescindível, organizada em três partes. A primeira intitulada “o estudo da história da ciência”, reparte-se por três partes: “História da Ciência na sua relação com disciplinas vizinhas”, “Perspectivas analíticas”, e “Problemas filosóficos”. A segunda parte designa-se “Selecção de artigos de história da ciência” e foca os seguintes aspectos: “Pontos de ruptura”, e “Tópicos e interpretações”. Finalmente a terceira parte, “Temas”, foca temas específicos.

 

Dominique Pestre, Introduction aux Science Studies (Paris: Editions La Découverte, 2006).

 

J. Pickstone, Ways of knowing (Chicago: Chicago University Press, 2000).

 

Terry Shinn, Controverses sur la science. Pour une sociologie transversaliste de l’activité scientifique (Paris: Raison d’Agir, 2005).

 

Michael Shortland, Richard Yeo, eds., Telling Lives in Science. Essays on Scientific Biography (Cambridge: Cambridge University Press, 1996).  

 

T. Soderqvist, ed., The Historiography of Contemporary science and technology (UK: Harwood academic publishers, 1996).

 

 

 

 

 

Selecção de artigos a discutir nas aulas:

F. R. Ankersmit, "Historiography and Postmodernism", History and Theory, 28 (1989), 137-153.

Stephen G. Brush, “Should the history of science be rated X?”, Science 183 (1974), 1164-1172.

Stephen G. Brush, "Scientists as Historians", Osiris. Constructing Knowledge in the History of Science, 10 (1995), 214-231.

Stephen Brush, "Suggestions for the Study of Science", in Kostas Gavroglu, Jürgen Renn eds., Positioning the History of Science (Dordrecht: Springer, 2007), pp. 13-25.

Lorraine Daston, "History of Science in an elegiac mode. E. A. Burtt's Metaphysical Foundations of Modern Physical Science revisited

", Isis 82 (1991), 522-531.

Lorraine Daston, H. Otto Sibum, "Introduction: Scientific personae and their histories", Science in context, 16 (2003), 1-8.

Peter Dear, "Cultural History of Science: An Overview with Reflections", Science, Technology & Human Values 20 (1995), 150-170.

David Edgerton, “Creole technologies and global histories”, HoST 1 (2007) http://johost.eu (consultado em 15 Outubro 2008)

Paula Findlen, "The Two Cultures of Scholarship?", Isis, 96 (2005), 230-237.

Paul Forman, “Independence, not transcendence for the historian of science,” ISIS 82 (1991), 71-86.

Kostas Gavroglu et al., "Science and technology in the European periphery: Some historiographical reflections", History of Science 46 (2008), 153-175.

Y. Gingras, “The search for autonomy in history of science,” in Kostas Gavroglu, Jürgen Renn eds., Positioning the History of Science (Dordrecht: Springer, 2007), pp. 61-64.

Jan Golinski, “The theory of practice and the practice of theory: Sociological approaches in the history of science,” ISIS, 81 (1990), 492-505.

David L. Hull, "In Defense of Presentism", History and Theory, 18 (1979), 1-15.

Nick Jardine, "Whigs and Stories: Herbert Butterfield and the Historiography of Science ", History of Science, 41 (2003), 125-140.

T..S. Kuhn, "As relações entre a história e a história da ciência", in A Tensão Essencial (Lisboa: Edições 70, 1977), pp. 167-205.

James MacLachlan, "Experimenting in the History of Science", Isis, 89 (1998), 90-92.

Ernst Mayr, "When is Historiography Whiggish?", Journal of the History of Ideas, 51 (1990), 301-309.

Dominique Pestre, “Pour une histoire sociale et culturelle des sciences. Nouvelles définitions, nouveaux objets, nouvelles pratiques”, Annales Histoire, Sciences Sociales, mai-juin (1995), 487–522.

John Pickstone, “Past and present knowledges in the practice of the history of science,” History of Science, 33 (1995), 203–224.

J.V. Pickstone, “Ways of knowing: towards a historical sociology of science, technology and medicine”, British Journal for the History of Science 26 (1993), 433-458.

J. Renn, “Historical Epistemology and Interdisciplinary”, pre-print Max-Planck Institute for the History of Science (1994). In K. Gavroglu, J.Stachel, M.W. Wartofsky, eds., Science, Politics and Social Practice. Essays on Marxism and Science, Philosophy of Culture and the Social Sciences. In Honor of Robert S. Cohen (Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1995) Boston Studies in the Philosophy of Science, pp.?

Joseph Rouse, “What are cultural studies of scientific knowledge?”, Configurations, 1 (1992),  1–22.

John W. Servos, "Research Schools and Their Histories", Osiris, Research Schools: Historical Reappraisals, 8 (1993), 2-15.

Steven Shapin, “History of science and its sociological reconstructions,“ History of Science, 20 (1982), 157–211.

Steven Shapin, “Discipline and bounding: the history and sociology of science as seen through the externalism-internalism debate,” History of Science, 30 (1992), 333–369.

Mary Terrall, “Biography as cultural history of science” ISIS 27 (2006), 306-313.

Arnold Thackray, Robert K. Merton, "On Discipline Building: The Paradoxes of George Sarton", Isis, 63 (1972), 472-495.

P. Galison, “Ten Problems in the History and Philosophy of Science”

Juan Pimentel, “Across Nations and Ages. The Creole Collector and the Many Lives of the Megatherium”, in Simon Schaffer, Lissa Roberts, Kapil Raj, James Delbourgo (eds.), The Brokered World: Go-Betweens and Global Intelligence, 1770-1820 (Science History Publications, 2009), pp. 321-353
 

Simon Schaffer, ''The eighteenth Brumaire of Bruno Latour”,  Studies in history and philosophy of science, 22 (1)  (1991), 175-192.

Lorrain Daston, "Science studies and the history of science, " Critical Inquiry 35 (2009), 798-813

Peter Dear, Sheila Jasanoff, 'Dismantling boundaries in Science and Technology Studies', Isis 101 (2010), 759-774 


 

Ou qualquer outro artigo incluído na secção FOCUS da revista ISIS à escolha do aluno e mediante aprovação do professor. Acessíveis on-line.

Muitos destes artigos encontram-se em http://chcul.fc.ul.pt/mestrado/historiografia_2008-2009.htm

ou em http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~asimoes/Historiografia_1s0809.html#Bibliografia_obrigatória

Métodos de ensino:

1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva.

2ª parte da aula: Apresentação a cargo dos alunos de artigos relacionados com a matéria discutida na primeira parte e seguida de debate colectivo.

Avaliação:

Fichas de leitura sobre artigos seleccionados (5 fichas de 1 página cada) a entregar na data de discussão do artigo em causa e participação na aula. 50%

A ficha de leitura deve conter: objectivo/tema/tese do artigo, estratégias metodológicas seguidas para defender a tese que o autor se propôs, crítica ou comentários pessoais.

Trabalho escrito individual (10 páginas). 50%

Recorrer a bases de dados ou bibliografias para fazer uma recolha de fontes secundárias relacionadas com a obra de um historiador da ciência da lista indicada ou outro escolhido pelo aluno (e aprovado pelo professor). Eventual recurso a bibliografia primária.

Discutir a recolha bibliográfica com o professor (até à última aula)

Com base nas leituras feitas, redigir um trabalho de 10 páginas (máximo, arial, 1,5 espaço, pt 12), incluindo notas e bibliografia, sobre o autor em questão (vida e obra), caracterizando historiograficamente a sua abordagem da história das ciências. (entregar em 28 Fevereiro 2012)

Autores sugeridos:

Luís de Albuquerque

Mario Biagioli

Rómulo de Carvalho

Alistair C. Crombie

Peter Galison

Helge Kragh

Alexandre Koyré

Thomas S. Kuhn

Robert K. Merton

George Sarton

Simon S. Schaffer

Marshall Clagett

Pierre Duhem

Paul Tannery

Joseph Needham

Steven Shapin

Bruno Latour

Allen Debus

Boris M. Hessen

I. B. Cohen

ou outro à escolha do aluno e mediante aprovação do professor (por exemplo um de entre os “Sarton medalists” – consultar site da HSS - History of Science Society).