Da Revolução Científica à Big Science

Docente: Ana Simões

Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências

http://hfc.fc.ul.pt/

Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia –

Pólo Universidade de Lisboa

http://www.ciuhct.com/


Calendário escolar: 14 Fevereiro – 28 Maio 2011

Horário e sala: segundas 10h-12h30m, sala 8.2.4; quartas 10h-12h, sala 8.2.13

E-mail: aisimoes@fc.ul.pt

Telefone: 217500817 (ext 24315)

Gabinete: 4.3.15 (C4, Piso 3, Gab 15)

Página pessoal: http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~asimoes/

Trabalho Escrito – Melhoria


Objectivos:

Introduzir o estudo histórico das ciências, de forma integrada, do século XVII ao século XX.

Evidenciar a forma como o objecto de cada uma das disciplinas (astronomia, física, química, geologia e biologia) se foi moldando e redefinindo, através do estabelecimento de relações múltiplas entre elas.

Analisar as transformações científicas nos seus múltiplos aspectos cognitivos, sociais e culturais.

 


Programa:

1 - Introdução: Porquê uma História das Ciências? O papel da história das ciências nos cursos científicos e o papel do historiador das ciências.

2 - A Revolução Científica: A revolução na astronomia; da filosofia mecanicista ao universo matemático; um novo olhar sobre o mundo natural. A ciência como actividade social. Ciência, sociedade e religião.

3 - Ciência e Iluminismo: A natureza do Iluminismo; Ciência, razão, enciclopedismo e classificação. Filosofia experimental e newtonianismo(s). A química nova de Lavoisier; Ordem natural e visão fixista do mundo natural. As classificações racionais de Lineu e de Lavoisier. Organização da ciência: Sociedades e expedições científicas.

4 - O século XIX: Romantismo, revolução industrial e ciência; A irreversibilidade dos fenómenos naturais: a conquista do tempo na física, geologia e na história natural. Da história natural à biologia; o estatuto disciplinar da física. O papel da ciência no século XIX: a herança do positivismo. Popularização da ciência. Mais uma etapa na institucionalização da ciência: uma nova ideia de universidade. Profissão: cientista.

5 - O início do século XX: Revolução na ciência: os mundos estranhos do muito pequeno e do muito veloz.

6 - Ciência e a Segunda Guerra Mundial. A Bomba atómica, o computador e a emergência da Big Science. 

7-  Ciência no pós-guerra. A responsabilidade social do cientista. Os exemplos de Albert Einstein e de Linus Pauling.

8- Considerações finais: Três grandes visões do mundo; a ciência no dealbar do século XXI: crise ou mutação?

 


Bibliografia obrigatória:

Patricia Fara, Science. A Four Thousand Year History (Oxford: Oxford University Press, 2009).

Bibliografia recomendada:

Yves Gingras, Peter Keating, Camille Limoges, Do escriba ao sábio. Os detentores do saber da Antiguidade à Revolução Industrial (Porto: Porto Editora, 2007).

Peter J. Bowler, Iwan R. Morus, Making Modern Science. A historical Survey (Chicago: Chicago University Press, 2005).

Peter Dear, The intelligibility of nature. How science makes sense of the world (Univ. Chicago Press, 2006).

 


Métodos de ensino:

Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva. Aulas teórico-práticas dedicadas à análise e discussão de selecções de textos a cargo dos alunos ou a outras actividades a combinar.

 

Avaliação:

Avaliação do trabalho realizado nas aulas teórico-práticas – 30%.

Trabalho escrito individual (5 páginas) preparado no prazo máximo de uma semana – 70%.


 

 
 

Trabalho Escrito – Melhoria

5 Julho 2011

(Data limite de entrega

15 Julho 2011)