![]() |
Acção
de Formação de Professores Julho de 2008
Regente | A Teoria da Relatividade e o GPS | ||
Prof. Dr. Paulo Crawford | |||
crawford@cosmo.fis.fc.ul.pt | |||
|
Programa |
![]() |
|
Internet |
|
Bibliografia | |
|
Problemas de RR | ||
http://www.fourmilab.ch/cship/cship.html#refs |
|
Teoria da Relatividade Restrita (12º ano) | |
http://www.fourmilab.ch/cship/lorentz.html |
|
O Significado da Relatividade no final do Século Colóquio Ciências, 16 3-26 (1995) |
|
![]() |
|
Teoria da Relatividade Restrita | |
![]() |
|
A Génese da Teoria da Relatividade Geral ou a longa História do Princípio da Equivalência, Paulo Crawford, in Einstein entre nós, Coimbra 2005 |
Sumários
1ª Aula | Apresentação do programa e regras de funcionamento. Introdução à teoria da relatividade restrita (RR): a transição da física newtoniana para a física de Einstein. A noção de referencial inercial. Os postulados da RR. O éter e a invariância da velocidade da luz no vácuo. A extensão do princípio da relatividade a toda a física. Poincaré e Einstein. |
2ª Aula | A teoria da relatividade como uma teoria do espaço-tempo. 1905 e 1915: os dois marcos na história da relatividade. Estender a relatividade do movimento aos movimentos acelerados. As fórmulas de transformação de Lorentz e os efeitos cinemáticos: dilatação do tempo e contracção do espaço. Noções de tempo e espaço próprios. A velocidade da luz como uma velocidade limite na transmissão da informação ou na propagação da energia. A existência de velocidades (matemáticas) superiores à da luz. O exemplo das velocidades de recessão das galáxias. A invariância do intervalo do Universo na geometria do espaço-tempo de Minkowski. |
3ª Aula | Os cones de luz. Acontecimentos temporais, espaciais e tipo luz. O "paradoxo" dos gémeos. Exemplos. Os raios cósmicos e a dilatação do tempo. Referenciais inerciais locais (em queda livre). O princípio da equivalência e a génese da Relatividade Geral. Encurvamentos dos raios luminosos e desvio gravitacional para o vermelho. Campo gravítico e curvatura do espaço-tempo. Onde o campo gravítico é mais intenso, os relógios (em repouso) aí colocados são mais lentos. |
4ª Aula | Descrição do Sistema de Posicionamento Global (GPS): 24 satélites em 6 planos orbitais (segmento espacial), o segmento de controle e o do utilizador. O papel da teoria da relatividade: que obriga a ter em conta a altitude a que se encontram os satélites. Cálculo do desfasamento temporal entre os relógios (atómicos) dos satélites e os relógios dos utilizadores na Terra, ao fim de 24 horas, tendo em conta a velocidade dos satélites, a sua altitude e o movimento de rotação da Terra. |
Programa
Para um nº Total =4 Horas de
Aulas
Próximo Tópico]
Como contacar o docente:
Paulo Crawford, Sala 4.3.23 (Ext: 24323)Email: crawford@cosmo.fis.fc.ul.pt